O INSTITUTO

Imagem da história

NOSSA HISTÓRIA

Fundado em 2017 por pesquisadoras, gestoras públicas e advogadas, o Instituto Alziras é uma organização social sem fins lucrativos que tem a missão de ampliar e fortalecer a presença de mulheres, em toda sua diversidade, na política e na gestão pública, como parte do necessário processo de aperfeiçoamento da democracia e para a construção de soluções para problemas públicos. Provocadas pela história de Alzira Soriano, primeira mulher a vencer uma eleição no Brasil e a primeira prefeita latino-americana, entendemos que as mulheres conquistaram o direito de voto no século passado, mas ainda seguem lutando pelo direito de serem eleitas e de exercerem plenamente seus mandatos, livres de violência e em condições de igualdade com os homens. E isso importa não somente porque as políticas públicas implementadas são influenciadas pela identidade de quem governa, mas também porque a falta de líderes femininas, e a imagem projetada por esse déficit, tem um impacto direto sobre as aspirações das meninas e suas escolhas de vida.

Nossa atuação

O Instituto Alziras possui duas principais frentes de incidência: uma política-eleitoral e outra na gestão pública.

Conselho de Co-Fundadoras

Profile picture

Cíntia Melchiori

Administradora Pública, Doutoranda no Programa de Doutorado em Administração Pública e Governo na EAESP-FGV e mestre em Gestão e Políticas Públicas pela mesma instituição. Atua há 20 anos em organizações do setor público e terceiro setor, com foco em gestão, monitoramento e avaliação de políticas públicas, inclusão social, transformação digital, governos subnacionais e pesquisa aplicada. Foi Coordenadora-Geral dos cursos de pós-graduação lato sensu da Escola Nacional de Administração Pública (Enap), Gerente de Projetos no Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Fundadora e Co-Diretora do Instituto Alziras e pesquisadora visitante na Universidade de Columbia, em Nova Iorque. Atualmente é consultora vinculada à FGV Projetos.

Profile picture

Clara de Sá

Advogada, especialista em gestão pública, atuou no Ministério de Desenvolvimento Social, como assessora parlamentar no Senado Federal e consultora no Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). Foi Conselheira Nacional de Assistência Social e Conselheira Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente. Atualmente é Diretora de Gestão do SUAS no Ministério do Desenvolvimento Social.

Profile picture

Marina Barros

Administradora pela EAESP-FGV com intercâmbio na Tulane University (EUA), é Mestre em Tecnologias da Comunicação e Estéticas pela ECO-UFRJ com dissertação sobre dados abertos e cidadania e está cursando especialização na CLACSO em “Políticas de Cuidado com perspectiva de gênero”. Foi pesquisadora sênior do Centro de Tecnologia e Sociedade (CTS-FGV) liderando relatórios sobre transparência pública e dados abertos produzindo livros e artigos sobre o tema. Atuou como consultora para ONU Mulheres e Organização Panamericana de Saúde (OPAS) e é uma das diretoras e cofundadoras do Instituto Alziras. Possui mais de 20 anos de experiência em organizações do terceiro setor nas áreas de aprendizagem e inovação, governança, gestão de pessoas e desenvolvimento institucional.

Profile picture

Michelle Ferreti

Graduada em Administração pela Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP), com intercâmbio na Universidade de Economia de Viena (Wirtschaftsuniversität Wien) e mestrado em Ciências Sociais no Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (CPDA/UFRRJ). Possui experiência de trabalho em pesquisas e projetos relacionados a direitos humanos, políticas públicas, relações de gênero, ecologia política e desenvolvimento sustentável, tendo atuado como consultora para governos, organizações da sociedade civil, empresas como Petrobras e Grupo Votorantim, além de organismos internacionais como a Faculdade Latino-americana de Ciências Sociais (FLACSO), o Instituto Interamericano de Cooperação para a Agricultura (IICA) e a ONU Mulheres. É uma das diretoras e cofundadoras do Instituto Alziras.

Profile picture

Roberta Eugênio

Advogada pela UERJ e mestre em Direito pelo PPGD/UFRJ, atuou como assessora jurídica parlamentar desde 2017 e foi advogada do Instituto de Defesa dos Direitos Humanos (IDDH) e da Redes da Maré. É coordenadora de pós-produção Relações Étnico-Raciais e Gênero do CEPED UERJ e atualmente está Secretária-Executiva do Ministério da Igualdade Racial.

RELATÓRIOS ANUAIS

Transparência! O trabalho que realizamos ao longo dos anos pode ser conferido através de nossos relatórios anuais.